Técnico em Logística

PLANO DE CURSO

Identificação do Curso

O presente documento apresenta o Plano do Curso Técnico em Logística. Trata-se de um Plano fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da educação brasileira explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº. 9.394/96 e no conjunto de leis, decretos, pareceres e referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no sistema educacional brasileiro.

O Centro de Educação Profissional “Dario Geraldo Salles” tem sido privilegiado, na formulação e no desenvolvimento das suas atividades pedagógicas e na estruturação dos cursos ofertados acompanhando as tendências do atual mercado de trabalho, buscando promover a capacitação de profissionais que atendam suas demandas e expectativas, visando à formação de cidadãos aptos a difundir conceitos tecnológicos e humanos.

Buscando a melhoria na qualidade de ensino e na formação profissional, o CEDUP Dario Geraldo Salles procura novos perfis para que atendam a necessidade do atual mercado, nos dias de hoje, fica perceptível a competitividade e o dinamismo na economia atual. A redução dos custos de operações é uma busca constante das empresas, independente do setor de atuação. Dentre os custos destaca-se o gerado pelas operações logísticas, correspondendo ao segundo maior custo de produção.

Nesta perspectiva de negócios as empresas valem-se das estratégias logísticas para otimizar seus produtos e processos, onde as que conseguirem melhor atender seus clientes criando valor acima da concorrência em termos de preço, qualidade, atendimento e entrega, terão vantagens competitivas os que a tornarão mais fortes no mercado.

A integração das operações logísticas na chamada cadeia de suprimento exige do profissional desta área uma ampla capacidade de análise e visão holística na busca por redução dos desperdícios e agregação de valor as atividades. Com isso formar profissionais para este setor implica prepará-los para que, de forma eficiente, consigam maximizar a utilização dos recursos empresariais em toda a extensão da cadeia logística, desde a seleção dos fornecedores de insumos até o gerenciamento do fluxo reverso de produtos, passando pela excelência no atendimento aos clientes.

Joinville destaca-se por ser o município mais populoso e industrializado de Santa Catarina, com destaque para o setor metal-mecânico, sendo o sétimo estado mais rico de Brasil. Outros setores tais como os de eletrodomésticos, plásticos e metalúrgicos vêm apresentando relutados significativos para a economia regional. Joinville é o terceiro maior pólo industrial da região sul e com mais de 1 bilhão em exportações anuais, estando entre os dez primeiros.

A região de Joinville é cortada por várias rodovias e linhas férreas além da proximidade com os portos de Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá e os aeroportos de Curitiba e Navegantes, isso tem favorecido a economia pela facilidade do escoamento da produção para outras regiões do Brasil e também de outros paises.

Em função da evolução dos processos gerenciais a demanda pelos profissionais da área de logística tem crescido de forma explosiva, mais de 40% nos últimos cinco anos e agora, com a escassez, são o novo alvo prioritário das empresas que atuam na seleção e recrutamento destes.

Justificativa e Objetivos do Curso

Formar alunos com competência básicas da área de gestão e as específicas da habilitação técnica em logística, possibilitando o profissional preencher um espaço no mercado onde as habilidades logísticas são exigidas. Formar profissionais que sejam capazes de respeitar os valores étnicos, políticos e sociais, compromissados com uma cidadania responsável, criando valores a si mesmos e ao ambiente nos quais estão inseridos, capacitá-los de forma a atender a demanda sócio-econômica e objetivando um crescimento profissional sustentável.

Requisitos de Acesso

Ser egresso do Ensino Médio e/ou estar cursando a partir do 30 ano do Ensino Médio.

Perfil Profissional de Conclusão

O profissional técnico em logística poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, exercendo atividades em qualquer ponto da cadeia logística com funções que evolvem todo o fluxo produtivo de uma organização. Aplica os principais procedimentos de transportes, armazenamento e logística. Executa e agenda programas de manutenção de máquinas e equipamentos, atua também nas atividades de compra, recebimento, armazenagem, movimentação e distribuição de mercadorias. Colabora na gestão de estoques e relacionamento com clientes. O egresso poderá também atuar na implementação de procedimentos de qualidade, segurança e higiene no trabalho.

Organização Curricular

O Curso Técnico em Logística, eixo tecnológico de Gestão e Negócios observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional, no Decreto nº. 5154/2004, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, bem como nas diretrizes definidas no projeto político pedagógico.

Matriz Curricular do Curso Técnico em Logística

Logística