Técnico em Segurança do Trabalho
PLANO DE CURSO
PLANO DE CURSO
Identificação do Curso
Identificação do Curso
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e a terceira maior do Brasil, é detentora de uma economia diversificada, sobretudo nos setores secundário e terciário da economia. Se junta a este reconhecido cenário, a vinda de novas plantas industriais, incluindo a indústria automotiva, a sua cadeia de fornecimento e a crescente demanda da indústria da construção.
Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e a terceira maior do Brasil, é detentora de uma economia diversificada, sobretudo nos setores secundário e terciário da economia. Se junta a este reconhecido cenário, a vinda de novas plantas industriais, incluindo a indústria automotiva, a sua cadeia de fornecimento e a crescente demanda da indústria da construção.
Para a Manchester Catarinense continuar se desenvolvendo e mantendo a saúde e a segurança da sua gente, ela precisará ainda mais de novos Técnicos em Segurança no Trabalho. Este é o profissional que tem em sua formação a capacidade de desempenhar atividades no setor industrial e em serviços diversos, com tecnologia emergente em sistemas de segurança de trabalho, é o profissional que deverá ser capacitado para solucionar problemas na área de segurança e medicina no trabalho.
Para a Manchester Catarinense continuar se desenvolvendo e mantendo a saúde e a segurança da sua gente, ela precisará ainda mais de novos Técnicos em Segurança no Trabalho. Este é o profissional que tem em sua formação a capacidade de desempenhar atividades no setor industrial e em serviços diversos, com tecnologia emergente em sistemas de segurança de trabalho, é o profissional que deverá ser capacitado para solucionar problemas na área de segurança e medicina no trabalho.
Segundo estatística da CUT, no Brasil acontece uma morte a cada 3,5 horas. Em Santa Catarina a quantidade de acidentes do trabalho, por situação do registro e motivo, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no estado de Santa Catarina – 2008/2010, segue a tabela abaixo:
Segundo estatística da CUT, no Brasil acontece uma morte a cada 3,5 horas. Em Santa Catarina a quantidade de acidentes do trabalho, por situação do registro e motivo, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no estado de Santa Catarina – 2008/2010, segue a tabela abaixo:
Portanto, o CEDUP – Dario Geraldo Salles, fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da Educação Brasileira explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9394/96 da Educação Nacional e Resolução CEE/SC NO167/2013 de 22/10/2013, Resolução CEE/SC NO 183/2013 e outras referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no Sistema Educacional Brasileiro, busca a implantação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho para que possa suprir a falta deste profissional no mercado de trabalho.
Portanto, o CEDUP – Dario Geraldo Salles, fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da Educação Brasileira explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9394/96 da Educação Nacional e Resolução CEE/SC NO167/2013 de 22/10/2013, Resolução CEE/SC NO 183/2013 e outras referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no Sistema Educacional Brasileiro, busca a implantação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho para que possa suprir a falta deste profissional no mercado de trabalho.
Justificativa e Objetivo do Curso
Justificativa e Objetivo do Curso
- Formar profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho capacitando-os para prevenir, analisar situações, e tomar decisões sobre questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores;
- Formar profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho capacitando-os para prevenir, analisar situações, e tomar decisões sobre questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores;
- Contribuir para a prevenção e redução dos índices de acidentes de trabalho a partir da formação de profissionais qualificados;
- Contribuir para a prevenção e redução dos índices de acidentes de trabalho a partir da formação de profissionais qualificados;
- Interpretar e aplicar a legislação e as normas técnicas referentes à saúde e à manutenção da integridade física dos trabalhadores, à qualidade e ao meio ambiente;
- Interpretar e aplicar a legislação e as normas técnicas referentes à saúde e à manutenção da integridade física dos trabalhadores, à qualidade e ao meio ambiente;
- Desenvolver no aluno conhecimentos, habilidades e atitudes éticas, em relação à sua atuação como indivíduo, cidadão e profissional, de acordo com as leis e normas técnicas, no desempenho de suas atividades;
- Desenvolver no aluno conhecimentos, habilidades e atitudes éticas, em relação à sua atuação como indivíduo, cidadão e profissional, de acordo com as leis e normas técnicas, no desempenho de suas atividades;
Mobilizar os alunos na ação profissional de transformação de atitudes para um projeto e qualidade de vida.
Mobilizar os alunos na ação profissional de transformação de atitudes para um projeto e qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Objetivos Específicos
- Atuar em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho;
- Atuar em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho;
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;
- Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos;
- Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos;
- Elaborar e implementar programas diversos de saúde e segurança do trabalho;
- Elaborar e implementar programas diversos de saúde e segurança do trabalho;
- Investigar, analisar acidentes e incidentes de trabalho recomendando medidas de prevenção e controle.
- Investigar, analisar acidentes e incidentes de trabalho recomendando medidas de prevenção e controle.
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho
O Técnico em Segurança do Trabalho é obrigado por lei, atuar em todas as empresas tanto no setor industrial como em serviços diversos públicos ou privados com mais de 50 empregados.
O Técnico em Segurança do Trabalho é obrigado por lei, atuar em todas as empresas tanto no setor industrial como em serviços diversos públicos ou privados com mais de 50 empregados.
É obrigatoriedade do empresário junto ao Ministério do Trabalho e das Comissões de Empregados e Empregadores a criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMET.
É obrigatoriedade do empresário junto ao Ministério do Trabalho e das Comissões de Empregados e Empregadores a criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMET.
Requisitos de Acesso
Requisitos de Acesso
Ser egresso do Ensino Médio e ou estar cursando a 3a série do Ensino Médio;
Ser egresso do Ensino Médio e ou estar cursando a 3a série do Ensino Médio;
Perfil Profissional de Conclusão
Perfil Profissional de Conclusão
O Técnico em Segurança do Trabalho, ao término do curso, estará capacitado para elaborar, participar da elaboração e implementar Políticas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST); realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar de adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
O Técnico em Segurança do Trabalho, ao término do curso, estará capacitado para elaborar, participar da elaboração e implementar Políticas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST); realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar de adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
Organização Curricular
Organização Curricular
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Eixo Tecnológico de Segurança observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, nos referenciais curriculares nacionais da Educação Profissional, no Decreto NO 5154/2004, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, bem como nas diretrizes definidas no Projeto Político Pedagógico.
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Eixo Tecnológico de Segurança observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, nos referenciais curriculares nacionais da Educação Profissional, no Decreto NO 5154/2004, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, bem como nas diretrizes definidas no Projeto Político Pedagógico.
Componentes Curriculares
Componentes Curriculares
Os componentes curriculares são apresentados em módulos, atendendo ao disposto na Lei de Direitos e Bases da Educação Nacional – Lei Federal no 9.394/96, de 20/12/96, no Parecer CNE-CEB no 16/99, de 05/10/99, na Resolução CNE-CEB no 04/99 de 08/12/99 e na Resolução CEE no 90/99, Resolução CNE/CEB no 3/2008, que institui o Catálogo Nacional dos cursos Técnicos de Nível Médio e Resolução CNE/CEB no 01 de junho de 2012, que trata da atualização do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, Parecer CNE/CEB no 7/2010 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Resolução CNE/CEB no 4/2010, define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Decreto no 5.154/2004, Lei Complementar no 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação, Resolução CEE/SC no 167 de 22/10/2013, que define normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Os componentes curriculares são apresentados em módulos, atendendo ao disposto na Lei de Direitos e Bases da Educação Nacional – Lei Federal no 9.394/96, de 20/12/96, no Parecer CNE-CEB no 16/99, de 05/10/99, na Resolução CNE-CEB no 04/99 de 08/12/99 e na Resolução CEE no 90/99, Resolução CNE/CEB no 3/2008, que institui o Catálogo Nacional dos cursos Técnicos de Nível Médio e Resolução CNE/CEB no 01 de junho de 2012, que trata da atualização do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, Parecer CNE/CEB no 7/2010 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Resolução CNE/CEB no 4/2010, define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Decreto no 5.154/2004, Lei Complementar no 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação, Resolução CEE/SC no 167 de 22/10/2013, que define normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
As competências, habilidades e bases tecnológicas estão descritas a seguir, compondo a Matriz Curricular, visando tornar claro o itinerário que os alunos deverão seguir até a conclusão do curso.
As competências, habilidades e bases tecnológicas estão descritas a seguir, compondo a Matriz Curricular, visando tornar claro o itinerário que os alunos deverão seguir até a conclusão do curso.
Matriz Curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Matriz Curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho