PPP - Projeto Político Pedagógico

SIGNIFICADO

Projeto – Reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

Político – Considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

Pedagógico – Define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

BASE LEGAL

Inciso I do Artigo 12 da Lei n.º 9.394/1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) – respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP).

FUNÇÕES

Diagnóstico e análise da realidade da escola.

Definição de objetivos e metas que atendam à política e às diretrizes que a determinam adequando-as às intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas elegendo as prioridades e descrevendo as condições e os recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros).

ETAPAS

Elaboração – A finalidade da escola e seu ambiente interno e externo. Como expectativa de futuro, a finalidade orienta a definição da filosofia, das políticas e objetivos institucionais.

Acompanhamento – Organiza as condições para a efetivação do PPP.

Avaliação – Revela os reais objetivos, a coerência entre o discurso e a prática, entre as demandas da sociedade e a ação educacional.

DOCUMENTO

O PPP 2016 está disponível no site do CEDUP no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B_Nwt4sGiL7XMUFUbFlSTDFNS1U/view

PROPOSTAS

Estamos na etapa de reelaboração do PPP do CEDUP, nesse primeiro momento toda comunidade escolar poderá participar dessa construção desse documento incluindo, adaptando ou excluindo algum item, para participar basta preencher o formulário disponível no link abaixo:

https://docs.google.com/a/cedup.com.br/forms/d/1C3_qWeR2twYugEBpo66PviJ_IJPK8PYRtfzovXYUEug/viewform?edit_requested=true

REFERÊNCIAS

BORDIGON, Genuíno; GRACINDO, Regina V. A nova LDB e a política de formação de professores: um passo à frente e dois atrás. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. da S. (Orgs.) Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB n.º 9394/1996. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1996.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. Coleção questões da nossa época. 7.ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4.ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LOPES, Noêmia. O que é o projeto político pedagógico, 2013. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml>. Acesso em: 10 jul 2017.