PPP - Projeto Político Pedagógico

SIGNIFICADO

Projeto – Reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

Político – Considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

Pedagógico – Define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

BASE LEGAL

Inciso I do art. 12 da Lei n.º 9.394/96 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e na Resolução CEE/SC n.º 182/2013, de 19.11.2013 - respeitadas as normas comuns e as do sistema estadual de ensino.

FUNÇÕES

Diagnóstico e análise da realidade da escola.

Definição de objetivos e metas que atendam à política e às diretrizes que a determinam adequando-as às intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas elegendo as prioridades e descrevendo as condições e os recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros).

ETAPAS

Elaboração – A finalidade da escola e seu ambiente interno e externo. Como expectativa de futuro, a finalidade orienta a definição da filosofia, das políticas e objetivos institucionais.

Acompanhamento – Organiza as condições para a efetivação do PPP.

Avaliação – Revela os reais objetivos, a coerência entre o discurso e a prática, entre as demandas da sociedade e a ação educacional.

DOCUMENTO

O PPP 2018 está disponível em https://goo.gl/knoikh

O Regimento Escolar (em construção) está disponível em https://drive.google.com/file/d/1hwFrmhTtfAabuA6zuCz27fRjq12YSxWd/view?ts=5b325757

APROVAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Estamos na etapa de consolidação do PPP do CEDUP, que foi aprovado em 15.05.2018 pelo Conselho Deliberativo Escolar. Até o dia 30.05.2018 toda a comunidade escolar ainda poderá participar da construção desse documento incluindo, adaptando ou excluindo algum item, para participar basta preencher o formulário disponível no link abaixo:

https://docs.google.com/a/cedup.com.br/forms/d/1C3_qWeR2twYugEBpo66PviJ_IJPK8PYRtfzovXYUEug/viewform?edit_requested=true

REFERÊNCIAS

BORDIGON, Genuíno; GRACINDO, Regina V. A nova LDB e a política de formação de professores: um passo à frente e dois atrás. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. da S. (Orgs.) Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB n.º 9394/1996. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1996.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. Coleção questões da nossa época. 7.ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4.ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LOPES, Noêmia. O que é o projeto político pedagógico, 2013. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml>. Acesso em: 10 jul 2017.