Técnico em Qualidade

PLANO DE CURSO

Identificação do Curso

O presente documento apresenta o Plano do Curso Técnico em Qualidade. Trata-se de um Plano fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da educação brasileira explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº. 9.394/96 e no conjunto de leis, decretos, pareceres e referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no sistema educacional brasileiro.

O Centro de Educação Profissional “Dario Geraldo Salles” tem sido privilegiado, na formulação e no desenvolvimento das suas atividades pedagógicas e na estruturação dos cursos ofertados acompanhando as tendências do atual mercado de trabalho. Joinville é o terceiro maior pólo industrial do sul do país, herança dos primeiros imigrantes europeus, chegados em meados do século XIX. A habilidade natural, na manufatura de produtos para suas necessidades imediatas e o espírito empreendedor levaram ao surgimento dos primeiros pequenos negócios, que prosperaram, incentivaram outros e hoje atendem mercados globais muito exigentes quanto à qualidade e sofisticação.

Segundo a revista Joinville em dados de 2013, anuário divulgado pela ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Joinville), com apoio da prefeitura, o terceiro setor, que compreende empresas comerciais e de serviços emprega 121.000 trabalhadores com carteira assinada e o segundo setor, que compreende a indústria e a construção civil 87.000 empregos com carteira assinada 2011. Dados significativos, dizem respeito ainda, ao volume do comércio exterior. A cidade é líder catarinense em empresas exportadoras (US$ 1.676 bilhão) e importações de (US$ 1.648 bilhão). Esses dados referendam a necessidade das empresas por trabalhadores qualificados, para atender necessidades de clientes exigentes por produtos sofisticados e de qualidade.

O sistema de produção dessas empresas para tais demandas investe nas plantas industriais adquirindo máquinas e equipamentos tecnologicamente sofisticados, para grande velocidade na sua produção. Em treinamento, para adequar e atualizar trabalhadores e gestores em sofisticadas tecnologias e novos modelos de gestão. E, nas instituições de ensino médio procuram trabalhadores capacitados para atuarem na operação e controle de seus sistemas produtivos. A qualidade do produto/serviço final, fator fundamental para a competitividade, é obtida pelo sistema capaz de garantir a qualidade para o cliente. O curso técnico em qualidade vai atender essas demandas. Profissionais com conhecimento técnico para promover o controle da qualidade total, isto é, o controle da qualidade em todos os processos da empresa. Um profissional de nível médio, com conhecimento técnico capacitado para garantir que o sistema de produção forneça produtos/serviços com qualidade.

O curso será ofertado nos turnos diurno e noturno com previsão de uma (1) turma por período, totalizando noventa (90) vagas.

Justificativa e Objetivos

Formar profissionais com competência técnica, com valores éticos, estéticos e sustentáveis nos processos que envolvam projetos, planejamentos, implantação, controle e auditoria nas diversas organizações privadas, públicas ou de economia mista.

Requisitos de Acesso

Ser egresso do Ensino Médio e/ou estar cursando o 30 ano do Ensino Médio.

Perfil Profissional de Conclusão

O aluno depois de formado irá desenvolver procedimentos operacionais, fazer diagnósticos e relatórios da qualidade nos processos industriais e de serviços e colaborar na elaboração de manuais. Fará registros estatísticos, seguindo normas e padrões pré-estabelecidos. Vai atuar na elaboração e execução das auditorias internas da qualidade e acompanhar auditorias externas. Identificará inconformidades em produtos e processos, as prováveis causas e propor ações corretivas e preventivas. Vai auxiliar na educação ambiental e incentivar ações que leve ao desenvolvimento sustentável.

Organização Curricular

O Curso Técnico em Qualidade, eixo tecnológico de Gestão e Negócios observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional, no Decreto nº. 5154/2004, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, bem como nas diretrizes definidas no projeto político pedagógico.

Matriz Curricular do Curso Técnico em Qualidade

Qualidade